Mesopotâmica XXVIII a.c
Egípcia XX a.c.
Egípcia XX a.c.
Persa VI a.c.
Grega V a.c.
Romana III a.c.
Bizantina V d.c.
Gótica X
Pré-Colombiana XVI
Renascentista XV
Barroca XVII
Neoclássica XVIII
Romântica XIX
Com o decorrer do tempo,adotaram-se rígidas normas para a máxima perfeição e beleza na representação artística da realidade.Os críticos de arte ancoraram sua análise na fidelidade a tais normas.Porém no século XIX,a âncora começou a ruir com a chegada de movimentos que se ramificariam pelo século seguinte,influenciando todas as manifestações artísticas.Com isso temos:
Romana III a.c.
Bizantina V d.c.
Gótica X
Pré-Colombiana XVI
Renascentista XV
Barroca XVII
Neoclássica XVIII
Romântica XIX
Com o decorrer do tempo,adotaram-se rígidas normas para a máxima perfeição e beleza na representação artística da realidade.Os críticos de arte ancoraram sua análise na fidelidade a tais normas.Porém no século XIX,a âncora começou a ruir com a chegada de movimentos que se ramificariam pelo século seguinte,influenciando todas as manifestações artísticas.Com isso temos:
Impressionismo:Decidindo não retratar mais coisas mas sim a Impressão que elas provocam nos sentidos,neste movimento os artistas pintavam ao ar livre,retratando e reproduzindo efeitos da luz natural sobre seres e´paisagens.Sua recusa a métodos e normas tradicionais abriu caminho a movimentos de vanguarda,que seriam reunidos sob o rótulo de Modernismo.
Expressionismo:Ainda mais chocante que os anteriores,essas pinturas não apresentavem compromisso com o belo,seu objetivo era retratar as emoções do artista diante da realidade.
Importante citar também o:Cubismo( utilização de formas geométricas),o Primitivismo(sua marca é a simplicidade e o não apego aos modelos tradicionais,envolvendo-os na descoberta de novos arranjos e possibilidades diferentes cores e formas),e o Surrealismo(retratando a "realidade" onírica(relativo a sonho)e imaginaria,ou seja,presentes nos sonhos e na imaginação).
E por fim:
Nos séculos XIX e XX,enquanto a fotografia modificava o olhar e a ação de pintores,o apego da arte experimental á simplicidade e sua recusa a métodos e normas tradicionais tornavam ainda mais dífícil a tarefa de diferenciar o que é e o que não é arte.E logo os movimentos libertários do Modernismo foram atropelados pela visão eclética da mistura que tanto escandalizava como agradava.Com ela,veio também a pop art,trazendo,para o campo da pintura,temas ligados ao consumo e ao caráter descartável dos produtos no mundo capitalista.
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